Quarta, 06 de Agosto de 2025
A prefeitura de Santos, no litoral sul paulista, decretou situação de emergência em áreas da cidade após um incêndio de grandes proporções que atingiu uma comunidade no Caminho de São Sebastião, no Dique da Vila Gilda, bairro Rádio Clube. O decreto foi publicado hoje (5) no Diário Oficial.
O incêndio, ocorrido na última sexta-feira (1°), resultou na morte de uma pessoa e afetou 331 famílias. 33 famílias foram encaminhadas para um abrigo temporário. Segundo a prefeitura, o fogo consumiu cerca de 100 palafitas.
“Fica caracterizada a situação de emergência no município, em razão da situação anormal provocada pelo desastre, que ocasionou danos e prejuízos significativos, comprometendo parcialmente a capacidade de resposta do Poder Público Municipal e exigindo a adoção de medidas administrativas excepcionais para a resposta imediata e a recuperação da normalidade”, diz o decreto assinado pelo prefeito Rogério Santos.
A prefeitura informou que está finalizando o cadastro das famílias que perderam suas moradias para elaborar um decreto de pagamento de auxílio-moradia. Enquanto isso, as famílias estão recebendo refeições.
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Santos está recebendo doações para as famílias afetadas. A população pode doar:
Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (13) 3222-8050.