LogoJDM Notícias

Dólar atinge menor patamar em 20 meses e fecha em R$ 5,19, com bolsa em queda

A moeda norte-americana encerrou o dia abaixo da marca de 5,20 reais, impulsionada pela volatilidade do cenário externo que afetou também a B3.

30/01/2026 às 10:02
Por: Redação

A quinta-feira, dia 29 de janeiro de 2026, foi marcada por intensa volatilidade no mercado cambial, resultando no fechamento do dólar comercial abaixo de cinco reais e vinte centavos pela primeira vez em quase dois anos. A valorização da moeda brasileira ocorreu em um contexto de influências externas que, por sua vez, impactaram negativamente a bolsa de valores, interrompendo uma sequência de recordes.

 

A cotação do dólar encerrou o pregão de quinta-feira comercializado a 5,194 reais, registrando uma desvalorização de 0,012 real, equivalente a um recuo de 0,22%. Durante o dia, a oscilação foi perceptível: a moeda chegou a 5,16 reais pouco antes do meio-dia, subiu para 5,24 reais por volta das 12h30, e se firmou abaixo de 5,20 reais a partir das 15h30.

 

Desempenho da Moeda e o Cenário Internacional

 

Este fechamento posiciona o dólar no menor valor registrado desde 28 de maio de 2024. A divisa acumula uma queda de 1,75% no decorrer da semana e de 5,38% ao longo do mês de janeiro, indicando uma tendência de baixa nos períodos recentes. A movimentação foi amplamente influenciada por fatores internacionais.

 

Paralelamente, o mercado acionário brasileiro passou por ajustes. O índice Ibovespa, da B3, finalizou a sessão aos 183.133 pontos, com uma retração de 0,84%. Apesar de ter superado a marca dos 186 mil pontos no período da manhã, o indicador inverteu a tendência na parte da tarde, acompanhando as quedas observadas nas bolsas dos Estados Unidos.

 

Impacto Global Supera Dados Nacionais

 

Mesmo com a divulgação de importantes indicadores econômicos no Brasil, como a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que manteve os juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez consecutiva, e os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que apontaram uma queda na criação de postos de trabalho em 2025, o foco dos investidores permaneceu no cenário global.

 

Em âmbito mundial, a reação dos investidores foi impulsionada pela forte desvalorização das bolsas estadunidenses no início do dia. Embora a instabilidade tenha diminuído nos índices relacionados à indústria e às quinhentas maiores companhias dos Estados Unidos, o índice Nasdaq, que abrange as empresas de tecnologia, registrou um declínio de quase 1% nesta quinta-feira.

© Copyright 2025 - JDM Notícias - Todos os direitos reservados