Terça, 02 de Dezembro de 2025

Jovens talentos revolucionam gestão pública em Mato Grosso do Sul

Programa Trainee promove inovação e transforma políticas públicas estaduais

02/12/2025 às 13:26
Por: Redação

O Programa Trainee de Gestão Pública vem transformando a governança no Mato Grosso do Sul ao unir inovação, dados e liderança jovem. Esta iniciativa, que conecta profissionais recém-formados aos desafios do governo estadual há uma década, está redesenhando a forma de planejar e executar políticas públicas.

Com 300 horas de formação e atuação em 12 órgãos estaduais, os trainees elaboram indicadores estratégicos, desenvolvem políticas de proteção de dados e contribuem em projetos relevantes, como os contratos de gestão. Entre os talentos está Eduardo Barbosa, graduado pela UnB, que atua na Unidade Central de Proteção de Dados Pessoais, auxiliando na construção de normativas que regulam a proteção de dados no Poder Executivo Estadual.

Eduardo destaca que, na UCPDP, sua experiência tem sido uma verdadeira aula sobre a importância da técnica na gestão pública moderna, desenvolvida em um programa estratégico e inovador. A mudança de Brasília para Mato Grosso do Sul ampliou sua visão sobre políticas públicas, enquanto ele ajudava o estado a se atualizar no debate sobre privacidade de dados.

Outra revelação do programa, Bruna Ribeiro Campos Diniz, engenheira química formada pela UFMG e mestre em Administração Pública pela UFMS, optou por permanecer no estado. Hoje, ela é servidora da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e já foi reconhecida com o Prêmio de Inovação do Governo do Estado por sua participação no desenvolvimento de mapas de riscos estratégicos e sistemas de indicadores.

Para Bruna, o serviço público supera suas expectativas, mostrando que decisões governamentais são guiadas por análise técnica e não apenas política. Ela acredita que, com boa gestão, inclusão e prosperidade podem andar juntas, reafirmando seu compromisso e motivação para fortalecer o estado.

Impactos e Expansão do Programa

O coordenador do programa, Luciene Ferreira, destaca que o diferencial está na combinação de formação técnica e prática, preparando os trainees para ambientes complexos com competências comportamentais como liderança colaborativa e tomada de decisão baseada em evidências.

Atualmente, 21 jovens estão alocados em áreas estratégicas do governo, incluindo a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Secretaria de Estado de Administração (SAD), entre outras. Eles contribuem para modernizar o planejamento estratégico, criar instrumentos inovadores e reduzir custos públicos, como a tarifa de gás canalizado.

© Copyright 2025 - JDM Notícias - Todos os direitos reservados