A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, através do Arquivo Público Estadual, deu início no dia 11 de fevereiro de 2026 ao processo de Mapeamento de Arquivos e Centros de Documentações Históricas no estado. Este empreendimento busca organizar acervos tanto públicos quanto privados.
O cadastro para esses arquivos e centros é voluntário, sem custos, e está aberto a instituições públicas ou privadas, como prefeituras, câmaras municipais, universidades, centros de pesquisa e associações, que mantenham acervos de valor histórico ou cultural em Mato Grosso do Sul.
O objetivo é permitir que o Arquivo Público Estadual colabore de forma estreita com outras instituições na preservação da história do estado, além de fomentar projetos de educação e pesquisa científica. Outro resultado esperado é a criação do Sistema Estadual de Arquivos e Centros de Documentação Histórica de Mato Grosso do Sul.
Douglas Alves da Silva, coordenador do Arquivo Público Estadual, destacou a importância do mapeamento para se descobrir quais acervos documentais existem pelo estado. Ele ressalta que isso ajudará a trabalhar colaborativamente e a planejar o desenvolvimento do setor de documentação histórica e cultural.
O cadastro é acessível através de um formulário online, disponível nos links fornecidos pela Fundação.
Para dúvidas, o Arquivo Público Estadual disponibiliza o telefone (67) 3316-9167 e o e-mail arquivo@fcms.ms.gov.br.