Maracaju tem só 14% dos alunos em tempo integral e agora promete virar o jogo

Novo plano da Prefeitura quer dobrar vagas, reformar escolas e transformar o ensino com oficinas e reforço escolar.\n

21/06/2025 às 17:47
Por: Redação

A Prefeitura de Maracaju oficializou a implantação da Política Municipal de Educação em Tempo Integral, voltada às escolas da rede pública de ensino fundamental. A medida foi publicada no Diário Oficial em 18 de junho e detalha um plano completo para reorganizar a jornada escolar de forma que os alunos passem mais tempo na escola com atividades pedagógicas, culturais e de apoio social.

 

O documento aprovado pelo Conselho Municipal de Educação traz desde conceitos teóricos até dados práticos, metas e estrutura de funcionamento do novo modelo, que será implantado gradualmente nos próximos anos.

 

Atualmente, apenas 6 das 17 escolas municipais oferecem algum modelo de tempo integral. Dos 4.623 alunos matriculados no ensino fundamental, somente 14,6% estão inseridos nesse formato ampliado. O plano da Prefeitura é expandir significativamente esse número com base em critérios de vulnerabilidade social, desempenho escolar e estrutura física das unidades.

 

As escolas participantes deverão implementar um novo Projeto Político Pedagógico (PPP) alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com atividades que vão além das disciplinas tradicionais. A proposta inclui oficinas de cultura, esporte, saúde, cidadania e reforço escolar, integrando o ensino ao cotidiano e às necessidades locais dos estudantes.

 

Para comportar a nova jornada, a Prefeitura planeja intervenções físicas nas unidades, como ampliação de refeitórios, banheiros, salas multiuso e áreas de convivência. O documento também destaca a necessidade de reorganização de horários, cardápio diferenciado para merenda e logística de transporte escolar adaptada.

 

A implantação da jornada ampliada exigirá também mais profissionais e capacitação da equipe. Haverá a contratação de novos docentes e apoio técnico-pedagógico, além de parcerias com universidades e instituições culturais para compor a grade de atividades complementares.


 

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